Nova marca da Fanato

Experiências incríveis para todos

Nossa paixão por excelência foi responsável por levar-nos a um próximo nível de atuação, motivando-nos a criar novas marcas

A Fanato surgiu em 2009 com a proposta de atender o fã de esporte, proporcionando-lhe momentos inesquecíveis ao redor do mundo. O pioneirismo no turismo esportivo e a excelência em atrelar o amor dos fanáticos por esportes às viagens especiais nos moveu durante 8 anos. Desde o começo nos preocupamos com a experiência de nosso cliente como um todo. Eventualmente percebemos que o esporte era apenas uma das possibilidades de experiências incríveis que poderíamos oferecer. Nosso foco sai apenas do nível do esporte e passa a ser experiências incríveis com alto valor agregado. O amadurecimento do modo diferenciado que oferecemos o nosso serviço nos conduziu a um reposicionamento e a uma reestruturação do nosso negócio em três frentes de atuação:

  1. Esportivo: Nosso DNA continua firme e forte. Somos referência quando o assunto é levar pessoas para viverem grandes emoções e acompanharem de perto seus times e atletas do coração nos maiores eventos esportivos do mundo.

  2. Incentivo: Há muitos anos elaboramos projetos especiais para empresas que desenvolvem campanhas de incentivo para seus funcionários, promovem uma viagem promocional para seus clientes e oferecem viagens de relacionamento para seus parceiros, oferecendo uma solução completa. Agora temos uma marca 100% dedicada ao público corporativo.

  3. Personalizado: A marca de luxo da empresa valoriza o estilo de vida das pessoas. A proposta é oferecer viagens totalmente customizadas, levando em conta as paixões, desejos e história de cada um. São experiências incríveis para todos os gostos: apreciadores de design e arquitetura; fãs de gastronomia; pessoas que buscam a paz interior; aventureiros a procura de adrenalina; pessoas ávidas por conhecimento; amantes da natureza e muito mais!

A Fanato cresceu, evoluiu e foi uma decisão natural a de que a nossa marca deveria acompanhar nossa evolução. Estamos muito contentes em compartilhar o resultado dessa reestruturação.

O desafio

Para concretizar as mudanças, nos deparamos com alguns desafios a serem superados para que conseguíssemos expressar e comunicar essa nova iniciativa. A reformulação da marca atendeu a três determinantes fundamentais:

  1. Representar os pilares que sustentam a marca;

  2. Respeitar as características visuais que consolidaram a marca anterior;

  3. Estruturar uma arquitetura de marca que abrigasse as três novas frentes de atuação

Os pilares do nosso trabalho

Os pilares do nosso trabalho se fortalecem e se consolidam com este cenário de mudanças e novidades. Concluímos que seria essencial passar alguns valores através da marca:

  1. Experiências incríveis;

  2. Sofisticação;

  3. Confiança.

A tradução imagética, iconográfica e verbal de cada um dos pilares foi o ponto de partida para a criação do símbolo.

Experiênicas incríveis: Voar

O voar talvez seja a maior representação do que seja uma experiência incrível. Para viver este momento é preciso se desprender do nosso lugar de conforto, tomar a decisão de se lançar rumo ao desconhecido e, na chegada, poder desfrutar da sensação de ter vivido ainda mais o que a vida tem a oferecer. A Fanato te permite voar e viver as mais diversas experiências incríveis.

Nova marca da Fanato

Confiança: Maternidade

Não há nada mais preciso do que a relação de maternidade para expressar o conceito de confiança. Quando estamos envoltos pela proteção de quem nos cuida com afeto e amor, nos sentimos confiantes e seguros para viver e descobrir o mundo. Nós não apenas te permitimos voar, mas nós cuidamos de você, dando todo o suporte e proteção.

Nova marca da Fanato

Sofisticação: Brilho raro

A sofisticação não é determinada pelo preço, e sim pela raridade, como o brilho que pode ser encontrado no olhar ao se viver uma experiência incrível, nas pedras preciosas e no céu, quando se tem a sorte de se presenciar os fenômenos raros que nele ocorrem.

Nova marca da Fanato Nova marca da Fanato Nova marca da Fanato Nova marca da Fanato

Malha de construção do símbolo

A Fanato tem em seu símbolo a união de todos esses pilares. A junção de todos eles não se dá apenas na imagem, mas no nosso dia a dia, eles são complementares e fundamentais. Uma forma alada, em pleno momento do voo acompanhado e protegendo outra que segue na mesma direção. A plasticidade se dá também pelo movimento de torção da estrutura que possui um acabamento brilhante e sofisticado.

Evolução da tipografia do logotipo

Nova marca da Fanato

O logotipo foi a parte que abrigou a evolução visual da marca anterior: o azul ganhou um tom mais escuro, fruto do amadurecimento natural da empresa. As letras em caixa baixa foram preservadas, porém com características mais geométricas e sofisticadas, mostrando aderência aos novos tempos.

Área de proteção

Nova marca da Fanato

Uma arquitetura robusta

Nova marca da Fanato

Para cada frente de atuação, um trabalho de naming foi feito e um logotipo foi desenvolvido. O objetivo foi explorar a autonomia de cada um deles, porém preservando e fortalecendo a unidade do conjunto. Os nomes na língua inglesa trás o toque de internacionalização, inerente à empresa desde os seus primeiros dias.

Logotipo Fanato Sports

Esportivo: O logotipo Sports herdou o azul da marca anterior, cor já consolidada pela Fanato no mercado. Ele é dinâmico, expresso pelo movimento fluido de suas linhas. Preserva a circunferência, forma característica de instrumentos do universo esportivo como a bola, os pneus ou a argola.

Logotipo Fanato Incentive

Incentivo: Para a marca Incentive, entendemos que a relação de incentivo pressupõe sempre a existência de duas partes: uma que incentiva e a outra que é incentivada. Pensando nessa relação complexa, foi escolhida também uma cor composta para o logotipo: o verde. Além disso, o conjunto em caixa alta forma um bloco sólido e resistente, mas ao mesmo tempo fino e elegante, assim como deve ser a relação de uma empresa com seus públicos de interesse.

Logotipo Fanato Live

Personalizado: O Live é uma frente de atuação que irá oferecer experiências altamente personalizadas, criadas de acordo com o perfil do viajante, sendo assim, nada mais personalizado e único do que representar em nosso logotipo uma assinatura, feita à mão e cheia de personalidade. O espaçamento entre as letras é amplo, inspira liberdade e reforça inúmeras possibilidades de experiências.

Paleta cromática

Nova marca da Fanato

Rumo ao futuro

Todo esse processo de amadurecimento e fortalecimento da marca e o surgimento natural de novas frentes de atuação prepara a Fanato para os novos tempos e novos desafios que irão surgir. Nosso objetivo é nos consolidarmos mundialmente como referência em experiências incríveis, preservando sempre a nossa essência.